terça-feira, 30 de novembro de 2010

Reunião Ordinária do Conselho Comunitário - CCS 27ª AISP

 






























http://www.orkut.com.br/Main#Home
Rio de Janeiro, 30 de novembro de 2010.
Reunião Ordinária do Conselho Comunitário de Segurança - 27ª AISP, realizada no auditório da Escola Municipal Júlio Cesário de Mello em Nova Sepetiba das 09 às 10 horas com a Secretaria Executiva e Membros Natos do 36º DP e 27º BPMERJ e das 10 às 12 horas com a plenária a fim de tratar de assuntos e demandas da Comunidade, compreendendo a Àrea Programática de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba.

Estiveram presentes os membros natos do 36º DP Delegado Titular de Santa Cruz Dr. Renato Soares Vieira e o 2º Tenente Diogo Fontana Rogo do 27º BPMERJ.

Estiveram presentes os membros da Executiva Maurício Borges - Presidente; Luiz Carlos Bessa - 1º Secretário; Anderson de Jesus Farias - 2º Secretário; Francisco Rocha de Oliveira; Gilberto Aragão - Diretor Social e de Assuntos Comunitários.

Estiveram presentes os membros efetivos Francisco Rocha N. Aragão; Helena Pereira Souza (Baiana); Marcelo m. Esteves; Maximo Dias da Silva; Paulo C. A. Mendonça e Sebastião Oliveira.

Estiveram presentes os convidados Rosane F. Langustino - Centro Comunitário Nova Sepetiba; Hilton P. Santos - GMRio 14ª SGM; Terezinha Coelho - Enfrente as Drogas; Professora Viviane de S. M. Oliveira - E.M. Júlio Cesário de Mello; Diretora Simone Ferreira - E.M. Júlio Cesário de Mello; Psicólogo Rodrigo Monteiro de Aguiar - CT 10 e Fagner Santos Silva - CEC.




Os Conselhos Comunitários de Segurança são canais de comunicação entre a sociedade civil e as Polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro, atuando como colaboradores voluntários, não remunerados e compromissados com a redução da violência, da criminalidade e com a paz social.
A visão que a sociedade tem de segurança pública vem ultrapassando os limites de atuação das instituições policiais, sendo comum, em reuniões de CCS, demandas por melhoria de saneamento básico, da ocupação ordenada do espaço público, do cumprimento das posturas municipais, da prestação de serviços públicos de boa qualidade na saúde, na educação, na cultura, no esporte e no lazer da população, dentre outros temas.
Os CCS atuam numa determinada Área Integrada de Segurança Pública (AISP), têm as atribuições elencadas na Resolução SSP 781/2005, alterada pela Resolução SESEG 78/2007, e estão próximos dos Comandantes de Batalhões e dos Delegados Titulares, tanto nos Cafés Comunitários como nas reuniões mensais (Clique aqui e veja a Agenda  de reuniões dos CCS) dos CCS.

Nesse contexto, os Conselhos Comunitários de Segurança identificam e analisam os problemas locais, propõem soluções e avaliam as respostas e/ou as soluções dos problemas demandados. A participação nas questões da segurança pública tem caráter consultivo e por isso, as observações, críticas, sugestões e propostas são consideradas pelos representantes das polícias não como obrigação de fazer, mas como uma contribuição relevante sobre os anseios da sociedade com relação a determinados assuntos, que podem ajudá-los, por exemplo, na tomada de uma decisão estratégica.
O trabalho desenvolvido pelos Conselhos Comunitários de Segurança pode ser percebido e reconhecido através da adesão crescente, de novos membros efetivos: representações de associações de bairro, de clubes de serviço, de sindicatos, do comércio, da indústria, de bancos, de estabelecimentos de ensino, dentre outras entidades públicas e privadas, além dos cidadãos que residem, trabalham ou estudam na localidade.
Ressalte-se, por fim que compete ao Instituto de Segurança Pública, além de outras atribuições, a implementação e o acompanhamento das atividades dos Conselhos Comunitários de Segurança, a promoção de capacitação aos novos integrantes de CCS, o fomento de maior integração entre os CCS e as Polícias Civil e Militar.