quarta-feira, 8 de junho de 2011

As várias faces da Aids em 30 anos de Epidemia

Em 30 anos de epidemia, a doença que deixou de ser conhecida como o Mal do Século, não tem cara, nem endereço, afeta mulheres, adolescentes e pobres, e segue seu rumo ao interior do país, nas pequenas cidades visibilizando ainda mais os problemas de saúde pública.. Hoje atinge cerca de 630 mil brasileiros soropositivos ao vírus HIV.

Esta geração que hoje tem 30 anos ou menos, ainda não perdeu os vícios e o preconceito que ainda cerca as pessoas vivendo com HIV e AIDS. A necessidade de combate ao estigma, ignorância, rejeição e à discriminação é urgente, pois já faz parte de brigas judiciais, e até de criminalização dessa população. “Isso alimenta o número de pessoas que vivem com o vírus e que ignoram sua condição, não aderindo ao tratamento dos medicamentos. O que resulta na mortalidade de mais de 12 mil por ano.”, disse o coordenador geral da ONG GTP+, Wladimir Reis.

Em menos de 15 anos, ela já havia mudado de face. No início da epidemia, na década de 80, se calculava uma mulher com Aids para cada 40 homens infectados. Hoje, essa proporção já está em um por um. Há também um grande número de adolescentes, o que preocupa de como esses jovens estão enfrentando questões que fazem parte da idade, como a sexualidade e sua conduta na escola.

O uso de drogas e da violência urbana, também é uma realidade e vem crescendo entre os jovens e adultos soropositivos ou não. O que nos revela mais uma preocupação com relação aos serviços públicos, que ainda não estão preparados para receber esta nova demanda. Para Wladimir Reis, coordenador geral do GTP+, está é uma realidade crescente vivenciada pelos serviços não governamentais que atuam com a temática. “Novas drogas que causam grande dependência física e psicológica, proporciona ainda mais vulnerabilidades a cidadãos ou cidadãs ao HIV”, disse.

Os 30 anos de Aids que já fizeram 25 milhões de vítimas em todo o mundo, também foi uma época de grandes êxitos contra o vírus. Em 1996, com o desenvolvimento dos anti-retrovirais, a doença passou a ser hoje uma enfermidade crônica. O progresso científico na luta contra a Aids, lembrando que atualmente é possível eliminar a contaminação entre mãe e filho. A produção em pesquisas de novos produtos, que é uma saída para substituir a quantidade de medicamentos que o soropositivo tem que tomar quando adere ao tratamento. Os esforços agora são direcionados para a prevenção com novos métodos: a circuncisão, que segundo pesquisas podem diminuir as chances de contágio; um gel microbicida para as mulheres e o tratamento dos doentes que diminui em mais de 90% as chances de transmissão do vírus. Também com relação aos novos métodos de prevenção, baseados na mudança de estratégias na sensibilização ao uso de preservativo e também de antiretrovirais antes e após a relação sexual de risco.

O relatório anual de casos de Aids em Pernambuco comprova que o controle da doença está longe de ser equacionado. Para se ter uma idéia, o número de casos notificados entre 1983 e este ano é de 15.484 casos, sendo 10.233 em homens e 5.251 em mulheres. Dos 185 municípios de Pernambuco, incluindo Fernando de Noronha, 173 apresentam pelo menos um caso de Aids registrado (Fonte: SINAN/PE).

A luta do Movimento Nacional de Luta Contra a Aids, que sem dúvida tem uma grande parcela nos resultados positivos do programa de AIDS do Brasil, visto pelo mundo como modelo. Atualmente busca a garantia da qualidade de vida para todos os/as soropositivos/as, pelo acesso ao tratamento ambulatorial e hospitalar, de leitos hospitalares e a garantia dos medicamentos. Hoje é necessário incentivar ações para por fim ao preconceito em escolas, hospitais, no âmbito do trabalho e da família.

A aids em número - A cada minuto acontecem 11 novos casos no mundo. Só no ano passado, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), foram registrados 5,8 milhões de novas contaminações e 2,5 milhões de mortes. A Região Sudeste tem o maior percentual de notificações de infecção por HIV, com 305 mil casos (60,4%) entre os 630 mil existentes. O Sul concentra 95 mil casos (18,9%, acima de seu percentual populacional), o Nordeste 58 mil (11,5%), o Centro-Oeste 28 mil (5,7%) e o Norte 18 mil casos (3,6%).

5 de junho - Há 30 anos, no dia 5 de junho de 1981, o Centro de Controle de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos, descobriu em cinco jovens homossexuais uma estranha pneumonia que até então só afetava pessoas com o sistema imunológico muito debilitado. Um mês depois, foi diagnosticado um câncer de pele em 26 homossexuais americanos e se começou a falar de "câncer gay". No ano seguinte, a doença foi batizada com o nome de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Sida, em inglês Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário